Conheça a Dublin Rock and Roll dos irlandeses do U2

Dublin, na Irlanda, é famosa por seus pubs e pela cerveja Guiness. Além disso, rola muito rock and roll por lá, algumas bandas que surgiram na terra de St Patrick: The Cranberries, Enya, Sinéad O’Connor e, é claro, o U2.

A Dublin do U2

Essa é a cidade onde Bono, The Edge, Adam e Larry cresceram e apareceram para o mundo. Muita coisa mudou nesses últimos anos e ela cresceu se tornando uma das cidades mais agitadas na Europa.

Um jeito diferente de conhecer Dublin é visitando os lugares importantes do U2. Muitos deles são possíveis chegar a pé e alguns deles de ônibus local.

No norte da cidade fica a escola ‘Mount Temple Comprehensive School’, onde os quarto rapazes estudaram e se uniram, em 1976. Larry colocou uma mensagem no mural da escola dizendo ‘Wasted lots of money with drum kit, who did the same with a guitar?’ (gastei bastante dinheiro com uma bateria, quem fez o mesmo por uma guitarra?). (endereço: Malahide Rd.)

Os estúdios de gravação

Na zona portuária ficava o estúdio ‘Windmill Lane Recording Studios’, onde a banda gravou seus primeiros discos ‘Boy’ e ‘October’ e o single ‘A Celebration’. O estúdio mudou de endereço em 1989, mas virou um ponto de encontro dos fãs e esses deixam mensagens e grafites na parede do velho prédio abandonado, conhecido como ‘U2 Wall’. (endereço: 4 Windmill Lane)

u2-wall-windmill-lane

Alguns quarteirões dali ficava o ‘Hanover Quay Studio”, o outro estúdio de gravação da banda. O prédio que abrigava o local foi demolido para a construção do ‘Grand Canal Theatre’. O concreto foi embora, mas algumas paredes ficaram e se tornaram a ‘New U2 Wall’, cheia de grafites dos fãs. (endereço: Hanover Quay)

Alguns estúdios usados pela banda ainda resistem, um deles é o ‘No The Sound’ (endereço: Ringsend Road), mas a entrada é proibida aos fãs. Já no ‘The Factory’ (endereço: 35 Barrow Street), o pessoal do estúdio permite a entrada. Ali a banda se preparou para alguns tours e gravou o álbum ‘Zooropa’ e é possível ver o amplo auditório e salas de gravação. De acordo com o pessoal do estúdio, o U2 tocou no ‘Studio 1’.

Fish and Chips e The Clarence Hotel

No centro fica a lanchonete ‘Leo Burdock’, lugar onde a banda costuma ir quando quer comer o tradicional ‘Fish and Chips’ (peixe empanado com batata frita). (endereço: 2 Werburg Street).

leo-burdock

Poucos quarteirões dali (endereço: 6-8 Wellington Quay), fica o ‘The Clarence Hotel’. O hotel foi comprado no final dos anos 80 por Bono, The Edge e um investidor.  Ele foi reformado e hoje é um hotel boutique.  Se hospedar nesse hotel não é muito barato, cerca de 150 euros a diária. Lá tem o ‘Octagon Bar’ que é uma balada badalada da cidade. Se você tiver sorte, existe a possibilidade de encontrar algum membro da banda (se eles estiverem em Dublin). Na cobertura desse hotel, a banda fez um concerto surpresa em 2000. Em 2009, eles se trancaram no hotel para ensaiar o show 360º.

Na rua dos fundos do hotel, funciona o centro cultural ‘Project Arts Centre’, onde a banda fez seus primeiros shows e onde o empresário da banda assistiu pela primeira vez a apresentação do U2. (endereço: 39 East Essex Street)

Inspirações pessoais

No ‘Chatham Row College of Music’ foi onde Larry teve aulas de bateria. (endereço: Rathmines Road)

No outro lado do rio fica a loja de aparelhos de surdez Bonavox, nome que inspirou Paul David Hewson a definir seu nome artístico: Bono Vox. (endereço: 9 North Earl Street)

Bonavoxshop

A rua vizinha é cheia de lojas e funciona a ‘Golden Discs’, onde o jovem Bono trabalhou como vendedor. (endereço: 14 Jervis Street)

Hard Rock Café Dublin

No Hard Rock Café você encontra vários objetos os U2, como ‘Trabbie’ do ‘ZooTV-era’ no teto, os óculos escuros Bvlgari do Bono que ele usou no videoclipe ‘Beautiful Day‘, algumas letras de músicas escritas a mão. Além disso, há raridades de outros artistas. Vale a pena conferir! (endereço: 12 Fleet Street, Temple Bar)

u2-hard-rock-cafe-dublin

‘Captain Americas Cookhouse and Bar‘ é a versão local para o Hard Rock Café. Lá há objetos do U2, REM, The Rolling Stones, Phil Collins, Van Morrison, entre outros e eles ficam presos na parede. Os objetos especiais para o fã do U2 são:  uma bateria assinado pelo grupo, a camiseta de músculo do Bono e uma guitarra autografada pelo The Edge. (endereço: 44 Grafton Street)

Fitzwilliam Place foi o local onde foi filmado o videoclip ‘Sweetest Thing’. Nesse video, o Bono está sentado em uma carroagem que passa por essa rua. (endereço: Fitzwilliam Place)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *