Como visitar a cúpula do Parlamento Alemão – Bundestag – Reichstag

O prédio do parlamento alemão, chamado de Reichstag, é um dos lugares importantes para conhecer em Berlim. Ele é um dos pontos mais visitados da cidade. Desde 1999 (quando Berlim voltou a ser a capital), ele recebeu mais de 34 milhões de visitantes.

Parlamento Alemão - Bundestag/ Reichstag - Berlim

Visite o domo e veja a cidade lá de cima

Na entrada, o visitante recebe um áudio-guia que indica os locais importantes a serem vistos. Há diversas línguas disponíveis, inclusive português.

A entrada é gratuita, mas é necessário se registrar no site e solicitar 3 possíveis datas/ horários para sua visita, com no mínimo 2 dias de antecedência.

Como é um órgão do Estado, as bolsas são revistadas e os visitantes passam por detectores de metal.

Símbolo da reunificação

O parlamento alemão (Deutscher Bundestag) foi construído em 1894. Em 1933, o prédio foi incendiado e parou de ser utilizado para as reuniões dos parlamentares. Durante a Segunda Guerra, em 1945, o domo foi bombardeado e destruído pelos aliados. Depois da guerra, a capital da Alemanha foi transferida para Bonn e o prédio foi restaurado. Após a reunificação, e a volta da capital para Berlim, o prédio foi reinaugurado em 1999 como sede do parlamento.

Durante a existência do muro, que separava a Berlim oriental e ocidental, esse prédio ficava na parte ocidental e o portão de Brandenburgo, na parte oriental, o muro de Berlim ficava entre eles.

Depois da reunificação, o domo foi reconstruído com vidros e com espelhos internos, trazendo luz natural a sala do plenário. Além do lado estético, os vidros e os espelhos, reduziu o consumo de energia elétrica do prédio.

Dentro da cúpula de vidro de 23,5 metros tem uma rampa em espiral que circula no espaço até o topo, dando uma visão de 360º. Inclusive, é possível ver o parque Tiergarten, o mais antigo parque de Berlim. Aproveite para dar uma passeada entre suas árvores, ele é super bonito.

Endereço do Parlamento Alemão (Bundestag/ Reichstag): Platz der Republik 1 (estações de metrô: U Bundestag ou também S Brandenburger Tor).

Parlamento Alemão - Bundestag/ Reichstag - Berlim

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *