Swansea e Gower Peninsula, praias perto de Cardiff – País de Gales

Atualizado em 30/10/2016

Quando você for para Cardiff, reserve um dia para ir a Swansea e visitar as praias da Península Gower, principalmente Three Cliffs e Rhossili. Veja como ir e o que ver.

A península têm várias praias, optamos por visitar (conforme um amigo inglês nos sugeriu) Three Cliffs e Rhossili.

Gower foi o primeiro lugar no Reino Unido a ser nomeada “Area of Outstanding Natural Beauty” (área de grande beleza natural). A península tem grande variedade de paisagens, como morros, penhascos, rochedos, rios, praias de areia e de pedra. Ela é muito procurada por pessoas que gostam de fazer trilhas, andar de bicicleta, surfistas e observadores de pássaros, além das pessoas que querem relaxar e aproveitar as praias e o mar (bem gelado, por sinal).

Three Cliffs

Para ir na Three Cliffs, você desce do ônibus no ponto na estrada e anda a pé por 10 minutos por uma ruazinha, que é uma descida.

A praia tem três morros de pedra entre a areia e o mar e também um riozinho que desemboca no mar. Nem preciso dizer que tanto a água do rio quanto do mar é super gelada, mesmo em um dia de sol.

A praia é de areia macia e tem umas dunas. A faixa de areia é bem grande, bem legal para andar.

A parte mais fotogênica da praia é o morro de pedra com as três pontas interligadas.
Se você tiver coragem de entrar no mar, tome muito cuidado, pois há fortes correntes e às vezes as ondas ficam fortes. Não entre no mar perto das pedras, pois é perigoso. Há salva-vidas nos fins de semana e em feriados de maio a setembro.

Na praia não tem barracas de comidas e bebidas, então leve comidinhas com você.

Rhossili

A Rhossili é uma praia surpreendente e é considerada uma das mais bonitas do Reino Unido (eleita pelo TripAdvisiors Travellers’ Choise e pelo jornal The Independent).

Você desce no ponto final do ônibus e vai andando em direção ao mar. Ai você chega primeiro no rochedo e vê a praia e o mar lá de cima. Muito lindo!!

Andar pelo rochedo é super bonito, pois ele é rodeado pelo mar. É um grande espaço com pessoas andando e tirando fotos. Há muitas plantas rasteiras e flores entre as pedras, por ter esse tipo de vegetação, há muitas ovelhas pastando por ali. É interessante ver os lugares que elas chegam, uns até perigosos e íngremes.

Indo até o final do rochedo, você vai descendo em direção ao mar. Ali tem umas pedras, o Worm’s Head e um mini farol. Muito bacana!

Worm’s Head é uma formação rochosa que encontra o mar no final do penhasco e continua, formando uma serpente de pedra. É possível caminhar sobre essas pedras na maré baixa, mas tem que ter atenção com a maré, pois ela sobe rápido e você pode ficar preso. Quando estivemos lá, a maré estava alta e só vimos o começo das pedras perto do rochedo.
O Worm’s Head foi o cenário do episódio ‘New Earth’ do Doctor Who (com o David Tennant).

Para ir na praia, você precisa voltar pelo rochedo e descer por uma trilha. A praia é de areia e o mar com ondas, é um lugar para surfar.

Tem um trailer que serve comidas e cafés perto da estrada. Se você quer beber algo quente, aproveite ali pois não há outros lugares ali perto. Na praia não tem barracas de comidas e bebidas, então leve comidinhas com você.

Como ir de Cardiff para Swansea

É fácil ir de Cardiff para Swansea, tem ônibus e trem saindo do centro da cidade.
Ônibus é mais barato, mas atenção porque o último ônibus é no final da tarde (por volta das 18hs).
Procure os preços e horários de trem no site do National Rail e de ônibus no site do First Group.

Como ir do centro de Swansea para as praias de Gower

Chegando em Swansea, vá até o tourist information dentro da rodoviária, pegue o mapa, os horários do ônibus de linha que vai até a ponta da península na praia Rhossili.

Fomos de ônibus de linha e compramos o bilhete na rodoviária, no ponto inicial, mas também é possível comprar direto do motorista do ônibus.

Para comprar o bilhete day pass para Gower, avise que você quer descer em Three Cliffs, que depois irá até Rhossili e volta para Swansea.

No mesmo ponto que você descer em Three Cliffs, pegue o ônibus para Rhossili com o mesmo bilhete, já comprado, só mostre ao cobrador.

gower-map

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *