Cardiff – País de Gales: o que fazer, dicas e fotos

Atualizado em 20/10/2016

Cardiff é a capital do País de Gales (Wales em inglês), país que pertence ao Reino Unido. A cidade fica a 2 horas de trem de Londres e tem um monte de lugares interessantes para conhecer, como Cardiff Castle, Bute Park, Cardiff Bay, Wales Millenium Centre.

O país tem duas línguas oficiais: inglês e galês (welsh). A língua dos celtas, na verdade, é falada por pouca gente, apesar de ser ensinado na escola. Lá as placas e as indicações são bilíngues.
cardiff castle

Cardiff Castle

Logo que se chega ao centro da cidade, o Cardiff Castle está lá. Sua muralha ocupa um grande quarteirão e o portão é em frente ao calçadão principal.

O Cardiff Castle, que na verdade são dois, ocupa uma área bem grande. O castelo mais antigo tem mais 2000 anos de história e foi construído como uma fortaleza. Os romanos levantaram os primeiros muros e esses foram ampliados e transformados durante esses anos. O outro é um palácio, mais novo e ricamente decorado.

cardiff castle

Quando você entra no portão da bilheteria, antes de visitar o castelo realmente, tem uma apresentação em vídeo contando a sua história. Logo em seguida abre a porta lateral e você começa a visitação, andando dentro dos muros do castelo. Tem todo um trajeto especifico onde você entra e sai dos muros, vai para o jardim interno, para a torre e para o palacete. No preço do ingresso está incluso um áudio para explicar esses lugares, está disponível em 10 línguas, inclusive em português.

Dentro da muralha há túneis que serviam como passagem. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles foram usados como abrigo antiaéreo (bunker). Nesse período, mais de 1800 pessoas procuram abrigo ali. É possível ver alguns objetos, roupas, mantimentos, entre outros, usados por essas pessoas.

O forte fica no meio do espaço interno e no alto. Há vários degraus até chegar no portão e mais 50 degraus até o ponto mais alto da torre, vale a pena o esforço, a vista lá de cima é super bonita! Em dias claros é possível ver o mar. O estádio fica ao lado do castelo, atrapalhando a vista do horizonte. Achamos meio bizarro a localização dele, mas temos que admitir que é de fácil acesso nos dias de jogos…

No século 19 foi construído um palacete dentro dos muros, como moradia dos nobres da família Bute. A decoração é excêntrica e com torres estilo gótico, tem muito veludo, pinturas nas parede e tetos, vitrais e esculturas e pinturas naturalistas. O ingresso normal dá direito a entrar em algumas partes. Para ter acesso a alguns quartos, é necessário pagar outro ingresso. Fomos nas salas abertas (que estão incluso no ingresso normal) achamos muito bonito, não fomos nos quartos pago a parte.

O jardim é todo gramado, impecável! Depois da visita vale ficar sentado descansando e imaginando como era aquilo alguns séculos atrás.

Tem um café bacana e uma lojinha pequena, mas com lembrancinhas interessantes.

Informações: aberto todos os dias das 9hs às 17hs / Ingresso: pago
Endereço: Castle Street

Bute Park

O Bute Park fica ao lado do castelo e tem uma área verde bem bacana. Tem muitas árvores, ruas parta caminhas e grama para fazer um piquenique.

O rio passa dentro do parque e tem um píer para descer ou pegar barcos (water bus) até a baía.

Antigamente o parque pertencia ao castelo, era a continuação do jardim. Em 1947, o Marquês Bute doou o parque para a cidade.

Informações: aberto todos os dias das 7h30 até 30 minutos antes do pôr do sol
Endereço: Portão West lodge entrance – Castle Street / Portão North gate entrance – Kingsway

 

Cardiff Bay

Cardiff Bay está a uns 50 minutos a pé do centro e foi totalmente revitalizada. O píer virou um calçadão super bacana, cheio de bares, cafés e prédios históricos reformados.
rota-cardiff

Antes de chegar a baía, fica o Wales Millenium Centre.
Ele é um dos prédios símbolo da cidade, com fachada em cobre com letras vazadas com visual muito bacana, principalmente quando reflete a luz do sol. Ele é um centro cultural e casa de show super moderna.
Endereço: Bute Place, Cardiff Bay

wales millenium centre - cardiff

Chegando na baía, logo a esquerda, fica o Pierhead, um prédio neo-gótico de tijolos vermelhos do século 19, super bonito! Ele é um centro cultural que conta um pouco da história da cidade e da identidade do povo local. Tem fotos antigas do porto, alguns áudios (em inglês) e exposição interativa.
Antigamente esse prédio era o escritório central da Bute Dock Company.
Informações: aberto todos os dias, das 10h30 às 16h30 / Entrada gratuita

Cardiff Bay - Pierhead

cardiff bay

Continuando pelo calçadão, fica o Parlamento do País de Gales. É possível entrar no saguão. O teto é todo feito de madeira clara. É super bacana!
Ele foi planejado para ser ecológico: a água da chuva é coletada e utilizada nos banheiros e para limpar as janelas; o teto tem aberturas para entrar luz natural para economizar a luz elétrica.

A igreja de madeira pintada de branco é a Norwegian Church Arts Centre.
Originalmente essa igreja foi construída para os marinheiro noruegueses, durante a Revolução Industrial, quando o porto de Cardiff era o maior exportador de carvão do mundo. Nessa época os navios noruegueses traziam madeira e voltavam carregados de carvão.
Atualmente a igreja é uma galeria de arte e um café com mesas com vista para a baía.
Informações: aberto todos os dias, das 10h30 às 16h / Entrada gratuita.

Cardiff - Norwegian church arts centre

Doctor Who é uma série de ficção científica, produzido pela tv inglesa BBC. Ela teve a primeira fase dos anos 1960 aos 1980 e a segunda fase começou em 2005. Atualmente ela está na 10ª temporada e ela é filmada em Cardiff.
No Doctor Who Experience é possível ver alguns cenários, figurinos e artefatos e a TARDIS (a cabine telefônica que o meio de transporte intergaláctico do Doutor). A exposição é interativa com muitos vídeos .
Endereço: Discovery Quay, Porth Teigr
Informações: das 10h às 17h (última entrada às 15h30) – ver no site os dias, pois varia de acordo com os meses. Ingresso pago (compre online pois é mais barato do que no guichê)

Voltando pelo calçadão, depois do Pierhead, tem cafés e bares com mesinhas ao ar livre. Tome cuidado com as gaivotas, pois elas soltam “bombas” (dejetos) enquanto voam.
Ali tem um píer onde é possível pegar barcos para passear pela baía, navegar pelo canal para voltar ao castelo. O desembarque / ponto final é dentro do Bute Park. Tem um guichê ao lado do píer, que vende a passagem.

Como ir de Londres a Cardiff

Os trens para Cardiff saem de Londres, da estação Paddington e chegam em Cardiff Central (centro). A viagem dura em média 2h30. Pesquise os horários e tarifas no site da National Rail.

Uma opção mais barata é ir de ônibus, que saem da Victoria Bus Station.
A viagem dura em média 4 horas e o preço da passagem é convidativo, pesquise nos sites da Megabus e National Express.

 

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *