Canal Saint Martin – Paris

Cada bairro de Paris reserva algumas surpresas aos visitantes, o 10e arrondissement (bairro 10) tem o Canal Saint Martin. Esse canal do século 19 tem muitas pontes de ferro e árvores nas suas margens, é um lugar encantador.

Canal Saint Martin - Paris

A extensão do canal é de 4,5km e ele termina em La Villete, com um lago largo onde é possível andar de pedalinhos ou simplesmente observar o movimento e tomar um café.

O canal foi inaugurado em 1825, com 9 eclusas, 2 pontes levadiças e muitas pontes para pedestres.
Foi construído para unir o Rio Sena e o Bassin de la Vilette. Nessa época, as margens eram cheias de armazéns, moinhos e fábricas. Durante os anos, o fluxo de barcos  foi diminuindo, dando espaço a barcos para passeios turísticos.

Cada vez mais, as margens e as ruas ao redor do canal se tornam um lugar de encontro para os hipsters e os alternativos. Há muitos cafés e restaurantes descolados e lojas com objetos e roupas exclusivas e modernas.

Andando pela margem, ora o canal fica mais estreito, ora mais largo.
Em dias ensolarados, muitas pessoas sentam na mureta do canal e nas pequenas áreas verdes para beber algo ou fazer um piquenique.
Por ser um lugar menos turístico e mais calmo, parece que a cidade ali tem outro ritmo. As pessoas vão muito mais para aproveitar o dia.

É um lugar perfeito para curtir um passeio a pé ou para pedalar, principalmente em dias com sol.

A estação mais perto é a Jacques Bonsergent, mas é possível ir a pé saindo do metro République no sentido norte. A estação mais perto do Bassin de la Vilette é a Jaurès.

Metro: République, Jacques Bonsergent, Jaurès.

 

15 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *