françaparis

Canal Saint Martin – Paris

Paris - Canal Saint Martin

Cada bairro de Paris reserva algumas surpresas aos visitantes, o 10e arrondissement (bairro 10) tem o Canal Saint Martin. Esse canal do século 19 tem muitas pontes de ferro e árvores nas suas margens, é um lugar encantador.

Canal Saint Martin - Paris

A extensão do canal é de 4,5km e ele termina em La Villete, com um lago largo onde é possível andar de pedalinhos ou simplesmente observar o movimento e tomar um café.

O canal foi inaugurado em 1825, com 9 eclusas, 2 pontes levadiças e muitas pontes para pedestres.
Foi construído para unir o Rio Sena e o Bassin de la Vilette. Nessa época, as margens eram cheias de armazéns, moinhos e fábricas. Durante os anos, o fluxo de barcos  foi diminuindo, dando espaço a barcos para passeios turísticos.

Cada vez mais, as margens e as ruas ao redor do canal se tornam um lugar de encontro para os hipsters e os alternativos. Há muitos cafés e restaurantes descolados e lojas com objetos e roupas exclusivas e modernas.

Andando pela margem, ora o canal fica mais estreito, ora mais largo.
Em dias ensolarados, muitas pessoas sentam na mureta do canal e nas pequenas áreas verdes para beber algo ou fazer um piquenique.
Por ser um lugar menos turístico e mais calmo, parece que a cidade ali tem outro ritmo. As pessoas vão muito mais para aproveitar o dia.

É um lugar perfeito para curtir um passeio a pé ou para pedalar, principalmente em dias com sol.

A estação mais perto é a Jacques Bonsergent, mas é possível ir a pé saindo do metro République no sentido norte. A estação mais perto do Bassin de la Vilette é a Jaurès.

Metro: République, Jacques Bonsergent, Jaurès.

 

19 comments
  1. Douglas

    Estive em Paris e fui nessa região, achei ótima! Realmente o canal de saint martin é um lugar lindo e muito bom para fugir um pouco do monte de turistas em Paris!

  2. Francisco Agostinho

    Olá, já estive em Paris 2 vezes mas nunca andei em nenhum canal deve ser óptimo porque temos outra perspectiva da cidade. Obrigado pelo post !

  3. Pedro Henriques

    Não tive oportunidade de visitar essa zona quando estive em Paris. Esta cidade é tão grande que todas as vezes que chegamos lá, surgem sempre novos pontos de interesse e o Canal de Saint Martin é um deles. Obrigado

  4. Marta Chan

    Nunca tinha ouvido falar nesse canal! Adoro saber coisas a visitar que sejam diferentes… quando ouvimos falar em Paris é logo a torre Eiffel, arco do triunfo, champs elisee, gosto muito mais de passear num canal assim 🙂

    1. lais

      Olá Maiara, não ficamos hospedados ali. Preferimos ficar em lugares perto de estações de metro. Em 2014, ficamos em um hotel perto da estação Republique e fomos a pé para o Canal Saint Martin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca