Buenos Aires Central – Obelisco, Casa Rosada e Congresso Nacional

Post atualizado em 26/8/2016

Buenos Aires é uma cidade apaixonante e linda! O centro tem prédios antigos, a avenida 9 de Julio a mais larga do mundo, a Casa Rosada, catedral, obelisco, ruas para pedestres recheadas de muitos cafés, alfajores e dulce de leche. Também tem Calle Florida, Livraria El Ateneo e o Teatro Colon. Veja as dicas de lugares para andar pelo centro da cidade.

A cidade é charmosa, sua arquitetura original é bem conservada, com prédios baixos e suas janelas grandes, e seus quarteirões são quadrados. Não se engane com a numeração, pois ela não segue a metragem da rua como aqui no Brasil.

Sugestão de roteiro a pé: Comece no congresso, vá andando pela Avenida de Mayo em direção a Casa Rosada. Pare e tome um café no Café Tortoni.

Depois continue em direção a Plaza de Mayo, visite a Casa Rosada e a catedral. Em seguida vá para a Calle Florida. Na Av. Corrientes, entre em direção a Avenida 9 de Julio, vá no Obelisco. Ande pela Avenida 9 de Julio ou pela rua Cerrito até o Teatro Colon. Dali volte para a Calle Florida, ande pela rua Tucumán e visite a Galerías Pacífico.

Se você ainda não estiver cansado vá na livraria El Ateneo. Se for a pé, vá até o final da Calle Florida, na Plaza San Martín e ande pela Av. Santa Fé até o número 1860. Se você estiver cansado, pegue o metro e desça na estação Callao, que fica a 3 quarteirões da livraria.

Veja a baixo os detalhes sobre os lugares do roteiro:

Congresso Nacional

Ele fica na Avenida de Mayo, em uma extremidade fica a Casa Rosada e na outra é o Congresso Nacional, logo após a Praça do Congresso. Congresso Nacional Buenos AiresA Avenida de Mayo cruza com a Avenida 9 de Julio, portanto é super fácil visitar a Casa Rosada, Catedral, Obelisco e Congresso Nacional caminhando, para sentir clima da cidade. Na Avenida de Mayo tem edifícios bem interessantes como a Casa da Cultura, o Palácio Barolo, entre outros.

O Café Tortoni é outro ponto turístico. Ele foi construído em 1880 e muita coisa ainda é original, como o bar, a máquina de café, a caixa registradora e os lustres.

Ali o Carlos Gardel cantou e tem uma estátua dele perto das mesas. O cardápio é variado, o café ou o chocolate quente combina super bem com a porção de churros quentinhos.
Endereço: Avenida de Mayo 825

Casa Rosada e Catedral

A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina e é assim chamada por sua cor rosa. Ela fica localizada em frente à Plaza de Mayo (se tiver sorte, você verá alguma manifestação ou panelaço na praça), abriga também o Museu da Casa do governo. É possível conhecer algumas salas do Palácio do Governo com visitas guiadas, e o que é melhor, é de graça! Mas é preciso solicitar a visita com 15 dias de antecedência pelo site visitas casa rosada. As visitas são aos sábados, domingos e feriados, das 10hs às 18hs.

Do outro lado da praça fica a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Ela começou a ser construída no final do século 18, em estilo neoclássico, com frontão triangular e colunas em estilo grego. Lá dentro ela tem muitos vitrais, piso de mosaico, cúpula com afrescos, altar esculpido em madeira. O destaque é a capela com o túmulo de José de San Martín, ele foi um general que lutou pela conquista da independência da Argentina, Chile e Peru. Ele é um herói nacional e há ruas e praças com seu nome. Ele é lembrado não somente em Buenos Aires, mas em toda Argentina, e passou em Mendoza na sua marcha para independência.Catedral de Buenos AiresAntes de ser nomeado Papa Francisco, o Cardeal Bergoglio foi arcebispo da cidade e seu escritório era na Arquidiocese, ao lado da catedral. Atualmente dentro da catedral tem um pequeno museu com objetos pessoais e litúrgicos usados por ele nessa época.

Calle Florida

É uma rua de pedestres (peatonal em espanhol) com 10 quadras e é conhecida pela grande quantidade de lojas,  livrarias, cafés e restaurantes. Ela começa perto da Plaza de Mayo, na Avenida Rivadavia até a Plaza San Martin.

Ela é um ponto turístico, e provavelmente você vai ouvir falarem mais português que espanhol nessa rua, os brasileiros estão em peso por lá e os comerciantes vem falar em português com você. Aliás, essa rua lembra a Rua São Bento em São Paulo e também algumas ruas centrais no Rio de Janeiro. Mesmo assim vale a pena ir visitar algumas lojas nessa rua, como por exemplo a Galerías Pacífico.

A Galerías Pacífico foi construída em 1894 e fica na Calle Florida esquina com a Av. Córdoba. Esse centro comercial é muito bonito, o seu teto é todo pintado, decorado e com uma abóbada com afrescos. Vale a pena dar uma olhada por ali, pra quem gosta de decoração vale uma passada na loja Morph.

Avenida 9 de Julio e Obelisco

Ali no centro é interessante conhecer a Avenida 9 de Julio, que é considerada a avenida mais larga do mundo, são 12 faixas na pista central e duas pistas laterais com três faixas cada uma, totalizando 18 faixas, em alguns pontos ela chega a ter 22 faixas.

É bacana conhecer o Obelisco, ele fica na Praça de la República, no cruzamento das avenidas 9 de Julio e Corrientes. Foi construído em comemoração ao 4º Centenário da fundação de Buenos Aires. Ele é um dos cartões postais da cidade e para tirar uma boa foto vale a pena ir até a pista central da avenida.

Teatro Colon

O Teatro Colon foi inaugurado em 1908, com a apresentação da ópera Ainda. Seu estilo arquitetônico se parece com o Ópera de Paris e com o Teatro Municipal de São Paulo. Em 2010, ele foi restaurado e está super bonito.

Para visitar o teatro é por visita guiada, todos os dias das 9hs às 17hs. Veja no site visitas-guiadas.
Endereço: Cerrito, 628 / visita guiada: entrada pela Tucumán, 1171
(metro mais próximos: Linha D – estação Tribunales, Linha B- estação Carlos Pellegrini, Linha C – estação Diagonal Norte)

Livraria El Ateneo

A livraria mais bonita da cidade é a Livraria El Ateneo. Ela fica dentro de um antigo teatro, que foi construído em 1919. Foram preservados a cúpula decorada, as varandas e as cortinas de veludo.

Os bancos deram lugar as prateleiras, que estão espalhadas pelo ambiente e pelas galerias laterais. No palco fica o café, com uma vista privilegiadas das prateleiras e do mar de livros organizados.

Endereço: Avenida Santa Fé, 1860
Horário: segunda a quinta-feira – 9h às 22h, sexta-feira e sábado – 9h a meia-noite e domingos meio-dia às 22h.

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *