Bruxelas – O que fazer na capital da Bélgica

Bruxelas é a capital da Bélgica e da União Europeia, lá você poderá visitar a praça mais famosa da cidade, Grand Place, o Manneken Pis e a Porte de Hal. Além de diversos museus, como o Museu Magritte, a catedral e diversos parques. Quem é fã do Tintin vale conhecer a loja boutique deste personagem. Bruxelas é uma cidade cheia de prédios medievais e nos estilos art nouveau e art deco. Como outras cidades belgas, as placas são bilíngues – francês e dutch. Na verdade, as ruas e os monumentos são escritos nas duas línguas, mas os moradores falam mais o francês.

O que fazer em Bruxelas – Principais pontos turísticos

Grand Place

A Grand Place (Grote Markt) é praça mais famosa e mais linda da cidade e onde fica a prefeitura, desde a idade média até hoje.

Foi o local do primeiro mercado da cidade, era o centro antigo, onde os eventos importantes aconteciam.

A praça é cercada por prédios históricos e ricamente decorados, tendo exemplos da evolução da arquitetura belga. O prédio da prefeitura foi construída entre 1402 e 1455, com uma torre alta e várias estátuas espalhadas pela fachada.

Outro prédio em destaque é a Maison du Roi (casa do rei), é o prédio do lado oposto da prefeitura, onde hoje é o museu da cidade. Ele foi construído no século 15.

Essa praça pertence a lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Depois que escurece, tem um show de luzes e projeções com música sobre o prédio da prefeitura. A praça inteira se ilumina e fica cheia de gente. É imperdível!

Café La Fleur en Papier Doré

Perto da Grand Place fica o charmoso café La Fleur en Papier Doré. No começo do século 20, artistas e escritores se reuniam nesse café, inclusive o grupo de artistas surrealistas e Hergé.

É um café pequeno com as paredes forradas com muitos objetos e fotos dos frequentadores famosos que passaram por lá. O lugar pode ser reconhecido por seus florais de ferro forjado que decora a fachada do prédio.

Endereço: Rue des Alexiens 55

Manneken Pis

O símbolo da cidade é o Manneken-Pis, que é a estátua de um menino fazendo xixi em uma fonte. Até chegar na fonte, há muitas lojinhas vendendo lembrancinhas. Não vá com muitas expectativas, pois a estátua é pequena e fica em uma esquina, atrás de uma grade. Para dar um charme, a prefeitura sempre veste o menino com roupas para comemorar alguma data importante.

Endereço: esquina da Rue du Chene com a Rue de l’Etuve.

bruxelas manneken pis

Porte de Hal

A Porte de Hal (Hallepoort) era um portão medieval fortificado, que fazia parte do antigo muro da cidade (é o último vestígio dele). Hoje é um museu sobre a história da fortificação, do muro, das pessoas que trabalhavam ali. Também há armaduras completas, pinturas da época, entre outras coisas.

Ela fica perto da estação de trem Gare Du Midi.

Endereço: Boulevard du Midi 150

bruxelas porte de hal

Museus em Bruxelas

Museu Magritte

René Magritte foi um artista surrealista (ele nasceu em um pequena cidade na Bélgica, mas desenvolveu sua carreira em Bruxelas) e ele tem um museu dedicado somente para ele.

O Museu Magritte fica no centro, no antigo Hotel Altenlo e tem a maior coleção do artista reunida em um único lugar. São 200 obras que englobam toda a sua carreira e estão expostas de maneira cronológica. Muito bacana!

Endereço: Place Royale 1

MIM – Musée des Instruments de Musique

O Museu de Instrumentos Musicais fica no edifício Old England, um prédio lindo em estilo art nouveau, que foi restaurado no ano 2000. São 4 andares com salas, cada andar com temas diversos: desde instrumentos medievais a modernos instrumentos eletrônicos de diversos países.

Mesmo que você não entre no museu, vale a pena ir no restaurante, que fica no último andar.

O restaurante fica no terraço, em volta do domo, e tem uma vista panorâmica da cidade de 360°.

O horário do restaurante segue o horário do museu. O museu é pago, mas não é necessário pagar para entrar no restaurante.

Endereço: Rue Montagne de la Cour 2

Igreja e Catedral em Bruxelas

Igreja Notre-Dame du Sablon

A Igreja Notre-Dame du Sablon é super bonita, com o contraste do branco e cinza das parede e dos vitrais multicoloridos. Entrando na igreja, as enormes janelas com vitrais impressionam pelo tamanho e cor.

Ela foi construída no século 15, em estilo gótico.

Endereço: Rue de la Régence

Praça Petit Sablon

Em frente a Igreja Notre-Dame du Sablon fica a super charmosa Place Petit Sablon. Ela foi criada em 1879.

Essa praça tem 48 estátuas de bronze, representando antigas profissões como marcenaria, alvenaria, cervejaria etc. No fundo da praça fica grandes estátuas de pessoas importantes da história belga.

A grande beleza são os jardins floridos e a fonte central.

Em volta, junto a grade, tem algumas árvores que forma um muro verde, separando a cidade desse cantinho sossegado.

Endereço: Rue de la Régence

Cathedrale Saints-Michel-et-Gudule

A catedral Saints-Michel-et-Gudule foi construída no monte Treurenberg, entre o século 13 e 15 e em estilo gótico, com duas torres simétricas.

Uma escada leva até a porta. Se você tiver um tempinho, sente nessa escada por um instante e curta o visual da praça e do horizonte.

Endereço: Place Sainte-Gudule, 1000.

Parques em Bruxelas

Parc de Bruxelles (Warandepark)

O Parque de Bruxelas foi criado em 1776 e é em estilo neoclássico. Ele é rodeado pelo palácio real, na Rue Royale e pelo palácio do rei, na Rue Ducale. Ali perto ficam muitos museus, como o museu de belas artes (Palais de beaux-arts) e o museu dos instrumentos musicais (MIM), o teatro real, a praça Petit Sablon e o museu Magritte.

Ela é uma grande área verde no coração da cidade, cheia de fontes, flores, estátuas de personagens mitológicos etc.

Na primavera e verão acontecem shows ao ar livre.

Endereço das entradas: Rue Royale, Rue de la Loi, Rue Ducale e Place des Palais

Parc d’Egmont

O parque Egmont fica ligeiramente escondido, no centro da cidade. É um jardim tranquilo, ideal para fazer um piquenique em um dia de sol, cheio de flores e fontes. Lá tem muitas estátuas espalhadas e a mais famosa é a do Peter Pan.

A Orangerie foi transformada em uma casa de chá, uma boa opção para descansar tomando um café.

Endereço das entradas:  Rue du Grand Cerf, Boulevard de Waterloo (n. 31), passage de Milan, Rue des Petits Carmes, Rue aux Laines (n. 33)

bruxelas street art

O que mais fazer em Bruxelas

Tintin

Se você é fã do Tintin, personagem da história em quadrinhos de Hergé, não deixe de ir na loja Boutique Tintin. Há livros, miniaturas dos personagens, cartazes, camisetas, todos os tipos de objetos a venda.

Endereço: Rue de la Colline 13

Galeries Royales Saint-Hubert

As galerias reais consistem em uma rua de lojas cobertas por telhado de vidro, com mais de 200 metros de comprimento. Ela foi construída no século 19, antes da Galleria Vittorio Emanuele em Milão e é considerada primeiro centro comercial da Europa. O telhado de vidro dá todo o charme do local.

Ela começa na rue des Bouchers e é composta pela galeria do rei (leste) e da galeria da rainha (oeste), alguns anos depois foi incorporada a galeria do príncipe.

Na galeria há lojas de vários tipos, cafés, restaurantes e etc.

Endereço: rue des Bouchers

O que comer em Bruxelas

A cidade é cheia de lojas e quiosques que vendem batata-frita e waffles, que são deliciosos. Experimente a batata com maionese ou um dos outros diversos molhos, há muitas opções. Também é difícil escolher somente uma cobertura para o waffle quentinho feito na hora. Claro, nem é preciso falar das famosas cervejas, há muitos tipos e sabores. Ah.. e os chocolates…. cada bombom mais gostoso do que o outro. Dica: dê um tempo para a sua dieta, pois é impossível resistir!

waffles

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *