British Library em Londres – Livros raros e muito mais

Para os amantes dos livros e de raridades, vale a pena visitar a British Library!

british-library-outside

Ela é a Biblioteca Nacional Britânica. Lá se encontra todos os livros publicados na língua inglesa. São três andares (sem contar o térreo) e cada um deles separados por temas.

Logo que você entra, o salão é amplo. Subindo alguns degraus, há um espaço para exposições e ao fundo se ver uma torre central, toda de vidro transparente iluminada e recheada de livros antigos, lindíssimos! Há diversas poltronas para sentar que ficam de frente a ela. Elas são concorridas, se você conseguir, sente e curta o visual.

british-library-books

Ao lado esquerdo da torre, tem a coleção de selos ‘The Philatelic Exhibition’, com 80.000 selos antigos de diversas partes do mundo. Inclusive há muitos selos raros do Brasil, sendo um deles a série de selos ‘Olho de Boi’. A coleção fica em gavetas na parede, na vertical. Então não se acanhe e abra as gavetas.

A grande estrela dali é a galeria The Sir John Ritblat Gallery’.

Nessa galeria está em exposição os maiores tesouros da biblioteca. São mais de 200 itens, desde textos sagrados de diferentes religiões, mapas, as primeiras páginas e livros impressos e obras da literatura, história e música de diversas partes do mundo e de vários séculos atrás. As obras ficam dentro de vitrines climatizadas e sala não é muito clara para não danificá-las.

Lá tem exemplares de importantes que normalmente são vistos apenas nos livros e na televisão, como a Bíblia de Gutenberg (1455-1456), a Carta Magna e o selo papal (está em uma sala separada), o caderno do Leonardo da Vinci, ilustrações de Michelangelo e Dürer, livros de horas (orações) da Idade Média, exemplares manuscritos do Alcorão, gravuras chinesas e japonesas, peças originais do Shakespeare.

Para os amantes da música clássica, há partituras de Handel, de Beethoven, de Mozart, a primeira apresentação do Bolero de Ravel em 1928 (em áudio), entre outras coisas.

Para os beatlemaníacos tem a letra, escritas a mão por eles, das músicas: ‘I remember a time when everyone’, ‘Ticket to Ride’, ‘Help’, ‘Yesterday’ e ‘Michelle’. A foto dos The Beatles, Pete Best e Stuart Sutcliffe; a letra de uma música do George que não foi gravada; um cartão de aniversário com a letra da música ‘A Hard Day’s Night’; The Beatles Book no 1 de agosto de 1963. Em áudio: 45 singles da ‘A Hard Day’s Night’, a gravação de natal de 1963; o ingresso do show de Hammersmith Odeon em 1965.

british-library-inside

Endereço da British Library: 96 Euston Road. As estações de metrô mais perto: King’s Cross/St Pancras; Euston; Euston Square)

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *