Brighton, praia perto de Londres

Praia bacana e a mais perto de Londres é Brighton. Essa praia é de pedra e não de areia, bem diferente das praias daqui. Na beira-mar tem um calçadão, que é super movimentado, cheio de cafés e bares.

Depois de escurecer, há discotecas e bares à beira-mar. Eles ficam sob os arcos vitorianos à beira-mar, algumas pessoas falam que são as melhores noites do país.

 

Brighton Pier

O Brighton Pier que é um dos cartões postais da cidade. Ele é todo de metal e sua construção foi iniciada em 1823. Ele é um lugar para se divertir, com muitos jogos de fliperama, vídeo games, além de guloseimas e algodão doce. Há transmissão de jogos de futebol importantes ao vivo e lojinhas de souvenirs. Também tem três bares, mais de trinta quiosques e restaurantes.

Andando por esse píer centenário, a vista é super bacana. Também é possível sentar nas espreguiçadeiras (se o tempo ajudar…) e curtir.

Olhando para o oeste, estão os restos do West Pier, o antigo pier em estilo vitoriano.

Na praia tem um carrossel, aproveite para tirar uma foto.

Perto dali, no Artists’ Quarter, há algumas grandes e interessantes galerias de arte.

Brighton Pier

foto: http://www.cgpgrey.com, via Wikimedia Commons

Royal Pavilion

Atração imperdível da cidade é o Royal Pavilion. Esse foi o palácio do Príncipe George, que mais tarde tornou-se o Príncipe Regente e depois Rei George IV. É um edifício interessante, pois seu estilo é inspirado na China e Índia e foi construído entre os anos de 1787 e 1823. George tinha um gosto extravagante, gostava de dar festas e impressionar seus convidados. O palácio é extravagante, com salas que se destacam pela mistura de estilos de decoração. Os jardins são bem cuidados e cheio de flores.

The_Royal_Pavilion_Brighton

foto: By Peter Greenhalgh, via Wikimedia Commons

O Salão de Banquetes (Banqueting Room) tem como tema o dragão. Uma vez lá dentro, preste atenção no domo central todo pintado e de onde o lustre é fixado.O lustre tem 30 metros de altura e é segurado por um dragão prateado. Abaixo, seis dragões menores seguram as cúpulas de vidro no formato de flor de lótus. As paredes são decoradas com cenas domésticas chinesas.

Na Sala de Música (Music Room) tem mais dragões e serpentes se contorcendo e sua cúpula tem 26 mil escamas de ouro. Esta sala é iluminada por nove lustres em forma de lótus. As paredes são decoradas nas cores vermelha e dourada, no estilo Chinoiserie (estilo inspirado na China) apoiado por dragões pintados. As janelas são decoradas e tem  azuis cortinas de seda, cetim suportados pelo esculpidas dragões voadores. Impressionante!

A Rainha Victoria chamou de ‘estranho, excêntrico, parece lugar chinês, tanto no lado de fora como dentro’ (‘strange, odd, Chinese looking place, both outside and inside’). (endereço: 4/5 Pavilion Buildings)

Brighton Wheel

Essa roda gigante é um pouquinho menor que a ‘London Eye’, mas ela está a beira-mar e o por do sol visto lá de cima é fantástico. A vista do canal, do píer e da cidade… vale a pena! Dica: compre o bilhete antecipado para os horários mais concorridos.

Brighton_wheel

 foto: By Jvhertum, via Wikimedia Commons

Lanes e North Laine District

Ruelas sinuosas e cheias de charme compõem os Lanes e North Laine District.

Ali há vários pubs e as pessoas circulam pelas ruas. Um deles é o The Druid’s Head pub, ele fica em uma casa do século 16, é o típico pub inglês com cervejas e comida local. (endereço: 9 Brighton Place)

Brighton Lanes é o paraíso das boutiques independentes, há loja de roupas, bijuterias e antiguidades.

O Redroaster Coffee House é uma cafeteria independente de café gourmet . Lá tem umas comidinhas gostosas e grãos de café de diferentes lugares do mundo. No teto tem claraboias que permitem que os raios de sol entrem no espaço. (endereço: 1d St James’s Street)

Street art

O grafite ‘Kissing Cops’ do Banksy foi pintado originalmente ao lado do Price Albert pub, perto da estação de trem, mas foi vendido em 2011 para uma galeria de arte nos Estados Unidos.

Para chegar a Brighton

Há trens saindo das estações de London Victoria (tempo de viagem de 52 minutos – trens diretos), London Bridge (tempo de viagem de 58 minutos – trens diretos) e London St Pancras (tempo de viagem de 1 hora e 16 minutos – trens diretos).

Também é possível ir de ônibus, saindo de London Victoria Coach Station e demora 2 horas e 15 minutos. É mais demorado, mas é mais barato que de trem.

A estação de trem e ônibus de Brighton fica a 10 minutos da praia.

 

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *