Antuérpia na Bélgica, estação central de trem, Grote Markt

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica, sempre foi muito importante devido ao seu porto e por ser um centro mundial de lapidação de diamantes. …Para quem estiver interessado em comprar um “diamantezinho” é só ir lá 🙂 tem muitas lojas, inclusive o museu do diamante.

Como fui visitar uma amiga, ela me levou em lugares onde alguns turistas não vão.

Começando pela estação central de trem que é simplesmente maravilhosa! Ela está entre as cinco mais bonitas do mundo e já me causou uma boa impressão logo ao chegar.

estação de trem na antuérpiaestação de trem na antuérpia

Praça Central – Grote Markt

Indo para o centro da cidade, a praça central ‘Grote Markt’ é triangular com o prédio da prefeitura e outros do século 16. Esse estilo de praça triangular se encontra em diversas cidades belgas e é típico do início da Idade Média. No centro tem a estátua do ‘Brabo e a mão do gigante’ que é o símbolo da cidade. Diz a lenda que um gigante chamado Antigoon que vivia perto do rio, cobrava uma taxa das pessoas que queriam atravessá-lo e se esse se recusasse a pagar, o gigante  cortava a mão da pessoa e a lançava ao rio. Um dia apareceu um jovem chamado Brabo, que cortou mão do gigante e jogou no rio. Daí o nome Antwerpen, da junção da palavra dutch ‘hand werpen’ (mão + jogar).

antuerpia grotemkt

No cantinho dessa praça tem um bar chamado “Angels”, onde eles servem cervejas das cervejarias da cidade.

A catedral em estilo gótico e tem pinturas do Rubens. É super bonita! Fica  na praça ao lado ‘Groenplaats’ e tem uns restaurantes bacanas em volta.

Ali perto tem um dos lugares mais famosos que vende batata-frita com muitos (muitos mesmo) molhos e uns bolinhos fritos, os chamados “Friturs”. É imperdível comer batatas fritas (as melhores e mais macias que já comi na vida).

batata frita na antuérpiasauces

Outra especialidade é o Waffle e tem muitos lugares que fazem na hora com diversas coberturas. O tradicional é com açúcar de confeiteiro …  lekker! (delicioso, como eles diriam por lá).

waffles

Sem se esquecer dos chocolates… tem cada bombom maravilhoso! É vendido por quilo (se escolhe o tamanho da caixa) e o difícil é escolher qual levar.

Na margem do rio, na direção da ‘Grote Markt’, fica uma parte do castelo e das fortificações da cidade e foram construídas por volta do século 9. O rio era o limite físico para os invasores e por isso a cidade só se desenvolveu em uma margem, por séculos, a outra margem era literalmente um outro país.

antuerpia castelo

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *