The Beatles foi mais que uma banda de rock, foi uma banda que transformou a história da música mundial. Suas músicas fizeram (e ainda fazem) parte da vida das pessoas.

Visitar os lugares onde os integrantes dos Beatles nasceram e viveram, e ver de perto preciosidades dos Fab Four, é de certa forma se conectar a eles, se sentir mais perto.

Selecionamos aqui oito lugares em Londres e Liverpool que achamos que são imperdíveis, e mais quatro que também podem ser vistos caso você tenha mais tempo:

1 – Abbey Road e Abbey Road Studios – Londres

beatles abbey roadNa gravação do disco Abbey Road, os Beatles resolveram tirar uma foto despretensiosa atravessando a rua como estudo para a capa do disco. Foram tiradas apenas 6 fotos, e Paul McCartney escolheu a melhor.

Essa capa se tornou um dos maiores ícones do mundo do rock e todos que vão nessa rua tiram uma foto cruzando a faixa.

É possível ver a faixa na Abbey Road 24 horas por dia na internet,  no site Abbey Road Crossing. Se você atravessou a rua, procure sua imagem aqui, se ainda não conhece dá para ver o movimento da rua.

Apesar do estúdio ser conhecido pelo álbum Abbey Road, talvez por causa do nome, os Beatles gravaram a grande maioria dos seus álbuns nele.

Outros artistas famosos, como Pink Floyd, Deep Purple, Rush, Radiohead e Oasis também gravaram seus discos no Abbey Road Studios, veja a lista de quem gravou lá. Como curiosidade, o álbum conceitual dos Beatles Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi gravado na mesma época do primeiro álbum do Pink Floyd – The Piper at the Gates of Dawn.

Endereço: 3 Abbey Road – Estação de metrô St. John’s Wood.

Referências:

 

2 – Rooftop Concert – Londres

rooftop concert beatlesO emblemático e último show ao vivo dos Beatles foi feito sem avisar ninguém e presenteou os pedestres da rua Savile Row em janeiro de 1969. Na época, nesse prédio ficava a Apple Records.

Infelizmente hoje não é possível subir na cobertura, mas dá para imaginar como foi o show.

O prédio fica na rua Savile Row e é uma rua paralela a Regent’s street.

Endereço: 3 Saville Row, estações de metrô mais próximas, Piccadilly Circus e Oxford Circus

 

3 – Hard Rock Café Londres

blusa john lennon beatlesOs restaurantes Hard Rock Café sempre tem uma coleção de objetos de músicos famosos, o restaurante de Londres tem muitas coisas legais dos Beatles.

Além das guitarras penduradas, eles tem um mini museu no subsolo e lá estão as joias. Você poderá ver a letra das músicas Imagine e Instant Karma escrita a mão por John Lennon e os óculos e a jaqueta que ele vestiu durante um show dos Beatles em Nova York.

Dê uma olhada no site Memorabilia e veja mais aqui no Viagem LadoB.

Endereço: 150 Old Park Lane. Metrô Hyde Park Corner ou Green Park.

 

4 – Cavern Club – Liverpool

Cavern Club Liverpool - BeatlesOs Beatles tocaram mais de 300 vezes no Cavern Club, o que o tornou um ícone.

Visitar o Cavern Club já é emocionante, imagine assistir a um show lá?

Dê preferência a uma das bandas covers da casa. Programe-se para ir a noite em um dos shows, vale a pena. Veja a programação aqui.

Uma curiosidade, o Cavern Club que está lá não é exatamente o mesmo que os Beatles tocaram, mas para quem é fã, é praticamente o mesmo. O original foi demolido em 1973 e reconstruído em 1984, utilizando cerca de 75% do espaço anterior e na porta de entrada ao lado de onde era o Cavern antigo. Também foram utilizados cerca de 15.000 tijolos do bar original na reconstrução.

Esta questão de ser no mesmo lugar ou não é muito controversa, alguns dizem que é no mesmo lugar outros dizem que não é exatamente no mesmo lugar. Isto, mais uma vez, mostra a grandeza dos Beatles, somente uma banda tão famosa pode causar esse tipo de polêmica.

Endereço: 10 Mathew Street, em Liverpool.

Mais sobre o Cavern Club.

Referências:

 

5 – Magical Mystery Tour – Liverpool

Magical Mystery Tour - BeatlesO filme Magical Mystery Tour mostra uma viagem dos integrantes dos Beatles e também rola as músicas do disco.

Em Liverpool, é possível fazer um passeio em uma réplica do ônibus amarelo do filme, e ir conhecer alguns lugares importantes da história e músicas dos Beatles. Entrar nesse ônibus é se sentir dentro do filme.

O motorista, que também é o guia, passa pelos pontos como a casa onde cada uma nasceu, a escola que eles estudaram, Penny Lane e Strawberry Field (o S foi colocado por eles), entre outros, contando as histórias de cada local e sempre tocando a música relacionada.

Também é possível fazer esse passeio de táxi se você preferir.

Veja mais sobre o Magical Mystery Tour.

 

6 – The Beatles Story – Liverpool

Liverpool - Beatles Story Museum

Esse museu mostra todas as fases da vida e da carreira deles.

A visita é feita com um fone de ouvido e em cada ponto você ouve as músicas da época, depoimentos dos Fab4 e de pessoas importantes falando sobre o tema. Lá tem algumas raridades como guitarras, ingressos de shows, fotos históricas, entre outros.

Veja mais sobre o Beatles Story.

Endereço: Britannia Vaults, Albert Dock.

 

7 – Casa do John e Paul – Liverpool

É possível entrar nas casas do John Lennon e do Paul McCartney. O National Trust administra as casas e os ingressos podem ser comprados pelo site. Eles aconselham a compra antecipada, pois cada visita é feita por no máximo 15 pessoas. As visitas funcionam de março a outubro (fecham no inverno) e o tempo estimado é de 2h30.

 

8 – Museum of Liverpool

Museu de LiverpoolO Museu de Liverpool dedica metade do andar aos Beatles. Lá tem objetos deles, discos, roupas e objetos feitos por fãs. A cada hora há uma projeção de 15 minutos, são pedaços de show, depoimentos e antigas filmagens dos Fab Four. O museu fica na região do Albert Docks.

Endereço: Pier Head – Liverpool Waterfront – Liverpool.

 

Mais quatro lugares dos Beatles em Londres

Achamos que também são interessantes, e se você tiver tempo, vale a pena passar por lá:

1 – Trident Studios – Londres

No Trident Studios foi gravado uma parte do álbum branco dos Beatles (a maior parte foi gravada no Abbey Road Studios), nesse estúdio também foi gravada a música Hey Jude.

George Harrison gravou o seu álbum triplo All Things Must Pass.

Endereço: 17 St. Anne’s Court no Soho em Londres

 

2 – Marylebone station – Londres

Na estação de trem Marylebone foram gravadas as cenas de abertura do filme A Hard Day’s Night. A cena em que eles correm em direção a câmera foi filmada na Boston Place, uma pequena rua próxima à estação.

 

3 – Casa do John e Yoko, Ringo – Londres

Em 1968, John e Yoko moraram em Marylebone, Londres.

Nessa casa ocorreram fatos interessantes como: o apartamento foi o set para as fotos da capa do álbum Two Virgins, em que eles estão nus, e nesse apartamento também foi feita uma apreensão de drogas pela polícia.

O interessante é que apesar desse local ser muito associado a John Lennon, esse flat também pertenceu anteriormente a Ringo Starr.

Endereço: 34 Montagu Place em Marylebone

 

4 – London Palladium Theatre – Londres

Esse teatro foi o local da premiere dos filmes A Hard Day’s Night, Help! e Yellow Submarine.

Em 13 de outubro de 1963, começou a beatlemania. O show feito no London Palladium Theatre foi transmitido ao vivo pela televisão.

A carreira deles já estava crescendo, mas foi com essa transmissão que eles decolarem de vez, pois ali estavam na grande mídia, sendo vistos pela grande massa da população.

Endereço: Argyll Street, London, estação do metrô Oxford Circus.

Veja mais sobre esses quatro lugares dos Beatles em Londres nesse post.